20 de Setembro de 2023
Quando você inicia sua profissão, seja qual for a área, é necessário correr riscos. Se tratando de jovens advogados, vale reforçar que é extremamente fundamental procurar oportunidades para destacar-se em sua carreira. A primeira sugestão, que pode parecer óbvia mas muitos acabam perdendo dinheiro com isso, é: lembrar que o seu conhecimento é o seu negócio. Portanto, tudo conta! Uma dúvida jurídica “rapidinha”, a representação de um familiar/amigo em um processo e, até mesmo, aquele acontecimento que não está dentro dos conformes da lei que você testemunhou. Tudo isso pode virar negócio nas mãos de um advogado atento e sábio. O advogado iniciante pode até ter algumas dúvidas quanto aos valores que deve cobrar mas, para isso, a OAB dispõe de uma tabela de honorários que pode vir a calhar.
 
Outro ponto importante para ter sucesso é trabalhar em um nicho, isto é, especializar-se em uma área. Pode ser num mestrado, ou numa pós-graduação para que ganhe ainda mais a confiança dos seus clientes. Assim, também, é mais fácil que os clientes cheguem até você, procurando um problema específico da área que você atende. E para passar credibilidade ao cliente que acaba de encontrar você, é primordial que você o receba em um belo e bem localizado escritório. Uma das opções com melhor custo-benefício atualmente são os coworkings, que tem uma estrutura decente e o valor é proporcional ao período que você utilizar o espaço, o que acaba saindo bem mais barato. Desse modo, o profissional disporá de um espaço seguro e confortável para receber seus clientes, pagando apenas pelo tempo que utilizar. 
 
Cultivar bons relacionamentos profissionais também é essencial, principalmente no início da carreira. E, claro, aumentar o seu network, seja através das redes sociais, da rede de colegas da faculdade, ou até mesmo em instituições como a OAB, será de grande ajuda e também trará muitos benefícios profissionais para o dia a dia dos advogados que o fizerem. A melhor maneira de aprender alguma coisa é observar. Por isso, procure parceiros e colegas com mais experiência que você!
 
Essas sugestões não devem ser tratadas como regras, até porque cada profissional é único e cada um tem sua forma de correr atrás dos seus objetivos. Mas, com certeza, essas dicas vão ajudar àqueles que não tem um objetivo claro agora mas querem trilhar uma carreira sólida de sucesso. Em suma, para se destacar neste segmento é preciso correr riscos desde o início da profissão.
Compartilhar no Facebook