20 de Setembro de 2023
Muitas pessoas não conseguem mais imaginar como eram suas rotinas antes do trabalho remoto, isso porque tudo era mais difícil com relação a organização da vida pessoal com a vida profissional e muitas vezes a flexibilização do horário de trabalho era quase impossível. Quando levamos esse contexto para a realidade dos advogados, fica ainda mais visível perceber como o trabalho remoto mudou a rotina desses profissionais do direito. As audiências que antes eram feitas exclusivamente de forma presencial e poderiam demorar horas para iniciar, atualmente muitas delas ocorrem de forma online e enquanto o advogado espera pelo seu início, ele pode atender outras demandas que estão a sua espera. 
 
O trabalho remoto é uma modalidade que traz muitas vantagens para os profissionais da área jurídica, especialmente no que se refere à economia de recursos. Antes, os advogados tinham que manter um escritório próprio para receber os seus clientes e realizar as suas atividades, o que gerava muitos custos com energia elétrica, decoração, aluguel de espaço, contratação de secretária, entre outros. Agora, com a possibilidade de fazer reuniões e audiências online, eles podem dispensar o escritório próprio e optar por espaços compartilhados, como os coworkings, espaços onde os profissionais podem trabalhar de forma independente, mas compartilhando a infraestrutura e os serviços. Os coworkings oferecem salas equipadas com privacidade, conforto e profissionalismo, além de terem um ótimo custo-benefício, pois o advogado pode pagar somente pelo tempo que utilizar ou contratar um plano de horas adequado à sua demanda de clientes. Dessa forma, o trabalho remoto permite aos advogados economizar recursos e ter mais flexibilidade no seu dia a dia.
 
Por oferecer muitas vantagens em relação ao trabalho presencial, o trabalho remoto é uma tendência que vem ganhando cada vez mais adeptos entre os profissionais do direito. Um dos pontos principais é a possibilidade de conseguir flexibilizar melhor as horas de trabalho, sem perder os prazos. No trabalho remoto, falando especificamente para advogados, é possível cumprir demandas e ao mesmo tempo encontrar mais tempo para as vivências e rotinas pessoais. Não é um trabalho por horas, mas sim por produtividade. Por esses e diversos outros motivos que atualmente o trabalho remoto tem sido uma virada de chave na vida de muitos profissionais do direito, já que é totalmente possível por meio dele fazer um work-balance da vida profissional e da vida pessoal, pois ambas devem interagir de forma harmoniosa e satisfatória, permitindo que o profissional tenha mais autonomia, flexibilidade e qualidade de vida.
Compartilhar no Facebook